Quem Somos

ANIMAR Associação Para Educação Ambiental, Cidadania, Desporto e o Desenvolvimento do Voluntariado em Angola.

A ANIMAR é uma pessoa colectiva de direitos privados e sem fins lucrativos, dotada de personalidade juridica e de autonomia administrativa, financeira e constitui-se por um tempo indeterminado.

História da ANIMAR

A ANIMAR foi fundada em Setembro 2018, Perante a incerteza do presente e o caminho já percorrido no curto passado, a ANIMAR entendeu projetar futuros de solidariedade e de desenvolvimento do volutariado através de um processo de planeamento estratégico. O presente documento nasceu do trabalho de reflexão da direção da associação e foi remetido para aprovação pela assembleia geral.

Este primeiro plano estratégico foca grande parte das energias a aprofundar da identidade da associação, na medida em que essa identidade se foi construindo nos últimos 40 dias. Além disso, foi fundamental repensar as áreas de trabalho do ANIMAR, partindo do percurso, das oportunidades e do espírito dos fundadores. E perante as incertezas traçaram-se objetivos estratégicos gerais e os objetivos específicos de cada área que irão orientar nestes tempos de incerteza a ação das mesmas.

As áreas de atuação da ANIMAR passam assim a ser seis: a Saúde para o Desenvolvimento (SD), a Educação, Desenvolvimento do Volutariado (EDV), a Cultura e Desporto (CD) e a Cidadania (Ci).

Foram traçados os objetivos estratégicos gerais de aumentar a capacidade de implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento diretamente pela ANIMAR: potenciar o projeto “Volutariado” ao nível interno e externo da Animar; posicionar a ANIMAR como uma organização de referência em Angola ao nível da Cultura; desenvolver um projeto no âmbito da Cidadania capaz de ser apresentado a outras entidades; dinamizar iniciativas transversais na ANIMAR; promover a sustentabilidade de médio e longo prazo da ANIMAR.

A ANIMAR ÉUMA ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA (DESPACHO 522-A/2018 – DIÁRIO DA REPÚBLICA, III SÉRIE – Nº89 – JUNHO 2019)

Missão

Valorizar, promover e reforçar o desenvolvimento  voluntariado em Angola, a cidadania ativa, a igualdade e a coesão social na sociedade Angolana, enquanto pilares de uma sociedade mais justa, equitativa, solidária e sustentável.

Visão

Ser reconhecida pela sociedade civil e pelo estado Angolano, como a organização de referência promotora do desenvolvimento de voluntariado em Angolana e a sua diversidade.

O que nos fazemos